sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Rumo às Zuropa

Depois de milhares de anos sem postar nada aqui resolvi aparecer pra divulgar uma novidade. Consegui uma vaga e uma bolsa de doutorado na Alemanha. Mais especificamente na TUM! Technische Universität München. Ou no mais tupiquinês: Universidade Técnica de Munique.

As atividades acadêmicas começarão no máximo até 31 de março então é certo que antes disso já devo estar lá. Antes disso tenho que providenciar visto, passagem e afins aqui em Brasília ainda. E depois, terei que arranjar moradia, documentação de residente e arrumar a vida para esses próximos anos naquela terra. A previsão é que eu fique no doutorado até dezembro de 2011, pelo menos é o prazo máximo da minha bolsa. Let's see.

Acho provável que com esses acontecimentos e datas, o mochilão acadêmico tenha que ser prorrogado um tanto. Acho que morando lá vai ser mais fácil planejar e viajar mas tenho que esperar baixar a poeira dos primeiros meses e ver qual o esquema e o ritmo de loucura do PhD pra depois começar a planejar qq coisa novamente.

Bem, minha cruzada no momento será conseguir o visto (tenho que ir à embaixada mas nesse final de ano e todos os seus feriados fica meio difícil) pra poder ter uma idéia de quando marcar a ida (eu comprarei a passagem e o programa Eubranex - que me concedeu a bolsa - fará o reembolso). Gostaria de ir pelo menos até meio de març
o pra ajeitar um mínimo de coisas por lá antes da pauleira começar de vez.

Outro problema é arranjar casa naquela terra. Munique é meio famosa por ser uma das cidades mais caras da Alemanha. Cidade grande, muitas sedes e empresas na cidade. Dinheiro rolando à beça lá. E eu, estudante, lascada e mal paga, me dei mal. :P Não que eu esteja reclamando, de modo algum, mas terei que ver como funciona essa coisa de apartamento lá. Pensei em ficar nas casas de estudante da TUM mas aparentemente a fila de espera tem anos-luz de comprimento e acho que de qq forma terei que arranjar um apt logo se eu quiser ter um teto pra me abrigar no começo da primavera. Se alguém souber de algo ou conhecer alguém que possa indicar alguma coisa por lá, é só avisar! Será uma muito bem-vinda dica.


Mas além disso, Munique, capital da região da Bavária, é famosa também por abrigar a Oktoberfest original (uhu pra mim, hein?! rá! :P), por ser a cidade mais bonita da Alemanha (dizem!), ser a cidade do time de futebol Bayern München (pra quem gosta de futebol, preferia que tivesse um time bom de handebol!) e por possuir algumas sedes de empresa como a BMW, Allianz, Infineon e centrais alemãs da Adobe, Amazon, Microsoft, Oracle, Yahoo e Coca-Cola. Estão vendo de onde vem o alto custo de vida da cidade, né?


Anyway, that's all folks. Quando tiver alguma outra novidade sobre a viagem postarei por aqui. See you later guys! ;)

Um comentário:

Patrícia Brandi disse...

Nandaaaaaa
Eu ia dizer pra vc reativar o blog pra falar da zuropa!! Legal que vc jah atualizou!
Adorei seus comentarios da cidade.
Beijo

Blog Widget by LinkWithin