segunda-feira, 16 de março de 2009

Chegada em Munique e primeiras impressões

Bem, depois de uma semana depois de ter chegado à Alemanha e sem ter dado notícias direito sobre a viagem e as primeiras impressões da cidade resolvi criar vergonha na cara e escrever. :)

Então, saí de Brasília no dia 9 de março de manhã bem cedo. O primeiro vôo foi em direção a Guarulhos de onde eu ia pegar outro avião (da Lufthansa) 3 horas após ter chegado. De São Paulo o avião veio direto para Munique (12 horas de viagem) onde eu cheguei 6 da manhã (horário local da Alemanha) no dia 10 de março.


O vôo da Lufthansa foi ótimo. Fui na janela e não tinha ninguém na cadeira a meu lado então eu pude me espichar sem problemas durante a viagem (era uma daqueles aviões com 2 poltronas nas janelas e 4 no meio do avião). A tripulação é parte alemã e parte brasileira só que na minha seção do avião só tinha alemães (três aeromoças e um "aeromoço" bem simpáticos). Até aí tudo bem pq eles falam inglês e eu não falo quase nada de alemão (nada que pudesse estabelecer um diálogo decente). Aí aconteceu um fato curioso pois toda vez que eles passavam por mim pra oferecer qq coisa (bebida, comida, fone de ouvido etc etc) eles falavam em alemão (sendo que percebi que falavam em inglês com os brasileiros ali por perto)... aí eu cá pensei com meus botões que eu com essa cara de "brasileira" que eu tenho :P eles só podiam estar pensando que eu era uma deles. Sabia que essa cara de alemã ainda ia me criar problemas! :D Eu até pensei em arriscar uns pedidos em alemão como por exemplo "Ich möchte einen Orangensaft bitte" (="Eu gostaria de um suco de laranja por favor") pra pedir suco de laranja mas se a aeromoça me perguntasse de volta em alemão se eu queria gelo ia tudo por água abaixo! Aí resolvi me ater ao inglês mesmo só pra evitar vários "Wie bitte?" (="Como por favor?"). :)

A chegada em Munique de manhã cedo foi tranquila, minhas malas chegaram inteiras e estava bem frio mas eu fui com um estoque de casacos mais do que suficiente. Apesar de eu ser uma pessoa friorenta (quão estranho é essa palavra escrita??) minha chegada no aeroporto (lindo no escuro, diga-se de passagem) foi sem traumas. No desembarque estavam me esperando Maíra e o Sebastian que era o tutor encarregado de me "buscar" no aeroporto. No final das contas o Sebastian (um alemão que falava português pois até no Brasil ele já tinha morado) era um camarada pra lá de simpático e prestativo. Voltamos todos de metrô (S-Bahn e U-Bahn) para a cidade (o aeroporto é afastado) e no caminho vi a neve pela primeira vez. Quer dizer, não tava nevando mas tinha acumulado um pouco de neve da madrugada. Visão interessante, árvores sem folhas e gramados branquinhos de neve.

A chegada em casa foi tranquila pois o apartamento bacaninha que eu e Maíra estamos (infelizmente só até o fim do mês) é bem perto da estação então nem tivemos que andar muito. Já li uma matéria falando que o sistema de transporte público de Munique é um dos mais bem feitos do mundo e que ninguém fica distante nem 200 metros de um ponto de alguma coisa (ônibus, tram, S-Bahn ou U-Bahn aqui). Realmente parece muito bom! Tudo bem integrado, limpo, pontual mas por um preço não tão camarada. As andanças individuais saem meio caras mas existem aqueles sistemas de passagens para o mês inteiro e tal que acabam melhorando a situação de quem precisa fazer uso constante desses meios de transporte.

Almoçamos fora um dia num restaurante italiano mais barato e pra minha surpresa a conta não saiu absurda. Aparentemente a comida aqui não é tão cara como imaginava. Comi um rigatoni (tipo um penne) ao molho de gorgonzola com espinafre e Maíra pediu um rigatoni com molho de tomate (de verdade!) e beringela. E ainda dividimos uma refrigerante. A conta? 10,60 euros. Os pratos eram enormes e deliciosos. Incrivelmente o custo mais desproporcional mesmo foi essa pepsi que tomamos... 1,60 euro uma mísera garrafinha de 200ml.

Esses dias fomos ao supermercado no quarteirão ao lado e fizemos uma super compra pra semana. A conta? 26,36 euros. Sendo que o item mais caro foi o peixe (tipo uns mega nuggets de peixe) que custou 2,99 euros. No mais, compramos pães, bolo, queijo, leite de vaca, leite de soja, suco, chocolate, pudim, legumes, molhos, sopas... 27 itens no total. Desses, somente 7 itens acima de 1 euro. :) Aparentemente dá pra sobreviver tranquilamente por aqui em relação a mercado. Ah, coisas caras que vimos por aqui: frutas! Vimos limão do Brasil (rá!) a 40 centavos de euro. UM LIMÃO! E pequeno! Wow! Se eu soubesse disso tinha trazido limão pra vender aqui! :P Aliás, as tais havaianas legítimas eu ainda não vi quanto custam por aqui mas dizem que na Europa é bem chique e carésésima então quando descobrir o preço de um par por aqui eu aviso.

Ah, já ia me esquecendo de uma das coisas mais importantes!! :D Finalmente vi nevar! Muito interessante! Eu tava passando pela janela de casa e vi aqueles floquinhos caindo... aí do nada o troço ainda engrossou e tudo virou flocão! Não aguentei, sai pra varandinha do apt pra ver ao vivo e a cores a tal neve e de quebra sentir a sensação do frio e da neve caindo em mim. Os pedacinhos de gelo vão ficando na roupa e eu ainda peguei um desses pedacinhos pra comer. Gosto de que? Gelo uai! Maíra só se divertia comigo. :)

É esquisito estar num país que vc não entende praticamente nada que as pessoas estão falando. Tenho que voltar a estudar alemão de verdade a partir de agora. Parece que a maioria da população fala inglês então dá pra se virar mas é óbvio que eu vou querer aprender a me comunicar em alemão tb! Aliás, outra coisa que Maíra fica se divertindo às minhas custas é o fato de eu parecer criança que tá sendo alfabetizada... na rua eu fico tentando ler e entender as placas e anúncios. Deve realmente ser engraçado. :P

Pelo que deu pra perceber, Munique, apesar de ser a 3a maior cidade da Alemanha ainda é pequena pros padrões brasileiros. A cidade tem pouco mais de 300 km2 e 1,3 milhões de pessoas enquanto cidades como o Rio de Janeiro ou mesmo Brasília tem populações na ordem de 6,1 e 2,5 milhões de pessoas, respectivamente.

As pessoas usam muito o transporte público por aqui (tb pudera, é altamente eficiente) mas também andam bastante de bicicleta. O mais interessante é ver as pessoas bem arrumadas (mesmo) indo de bicicleta pro trabalho. A cidade tem muitas ciclovias e regras pra se andar no trânsito então tudo funciona muito bem pros duas rodas desmotorizados. Tem umas bicicletas que os pais usam pra "rebocar" os filhos pequenos num carrinho que vai acoplado atrás na bike. Por causa do frio, esses carrinhos podem ser fechados, quase uma mini cabine conversível. Ainda vou tirar foto disso, achei bem legal. :)

Nos lugares por onde andei na cidade são bem limpos e bem cuidados. Amanhã devo andar pelo centro pra visitar alguns apartamentos e darei minhas impressões da "cidade velha". O campus central da universidade (TUM) fica perto de onde estou agora e tem uma cara diferente do que estava acostumada no Brasil. Vários prédios próximos, fechados e alguns mais moderninhos. Ainda vou fazer um tour mais a fundo por lá e depois deixarei minhas impressões por aqui tb. Essa semana encontrarei meu orientador pela primeira vez pessoalmente, vamos ver no que dá. :)

Ah, quanto às coisas de casa e cozinha (que todo mundo tava preocupado!) até agora estou mais ajudando que atrapalhando. :P Até que as coisas que eu arrisquei na cozinha não saíram um desastre (pelo menos Maíra está viva!). ;) No mais, está tudo dentro dos conformes. Empenhadas para achar um cafofo definitivo.

É isso... caso eu lembre de mais alguma coisa ou mais novidades ocorram eu volto a escrever outro tratado por aqui. :P

Tschüss! (="tchau!")

PS: fotos em breve! ;)

5 comentários:

Unknown disse...

Pois então, a chegada da gringa-estrangeira foi bem tranquila.. e apesar dos anos de amizade, todos os dias aprendemos algo novo uma da outra com a convivência. Vou expor um ou dois fatos íntimos da autora, pois acho que os leitores já são todos íntimos e têm o direito conhecê-la melhor:
1. ela tem um método único para comer neve do casaco..
2. seu método para cozinhar é único para qualquer proposta de receita e ingredientes... De fato, estou viva.
3. ela FALA bem pra quem não sabe nada. se aceitar minha proposta de aula particular, em 1 semana ela poderá, por exemplo, tirar dúvidas com o vendedor do supermercado... :P acho que seu olho azul não mente, o talento germânico da moça deve ajudar.

Eduardo disse...

Colé dona Fernanda! Legal que você está adaptando aí nas Lemanha! Andei falando com o Renan (êta cara atrasado, sô! Ainda não viajou ainda! hehe) e ele também tá empolgado pra ir!

Quanto a nova casa, já avisei da nossa exigência: walking distance da Oktoberfest e um cantinho qualquer pra gente cair derrubado! De resto, a gente deixa você escolher! ;)

Boa sorte aí! Abraço!

Paulo Garcia disse...

Oi Nanda,

Me senti na alemanha acompanhando seu relato!! Escolhe bem o cafofo e já coloca a lista de espera da oktober. Sua irmã já tá querendo usar a desculpa de ser da família para furar a fila. Inaceitável isso!!

Maíra, aparentemente a nanda tem um método único para fazer tudo, hehehe. Além disso, ela tá fazendo charminho sobre o alemão, eu sei que ela já fala tudo. :p

Rangel disse...

Que coisa boa ter notícias suas Fernadinha! Acabo de ler o relato da Maíra e já gostei dela. Ela parece ser tão bacana quanto você.
No mais saiba que é muito bom ler notícias de voces, saber pelas difuculdades e prazeres que estão passando.

estamos com saudade! Beijos!

Obs: Ande com alguns vidrinhos de xarope no bolso do casaco, tipo, de groselha, de menta ou outro sabor que preferir. Será útil quando nevar de novo.

Fernanda disse...

Amigos, a casa já está escolhida e tem um certo pequeno espaço pra um acampamento. Sintam-se convidados pra aparecer pra Oktober Fest (que começa no final de setembro, by the way). E é walking distance, sem grandes traumas. 4km de linha reta! Não tem erro! Nem bêbado!

Rangel, Maíra é gente finíssima! :) Estou acompanhando seu blog sobre Brasília tb... soube do infeliz ocorrido da pichação do Teatro Nacional, oh espírito de porco! Espero que sua família toda esteja ótima!

Abraço a todos!

Blog Widget by LinkWithin