quinta-feira, 21 de maio de 2009

Notícias do mês...

Vou relatar na ordem que eu lembrar dos acontecimentos. :)

1) Prefeitura de Munique. Esses dias eu fui na prefeitura aqui de Munique pra fazer o Anmeldung (um registro de residência obrigatório para qualquer pessoa que more na Alemanha) e pegar meu visto "permanente" pois o que eu tinha (que me deram no Brasil) era somente para 90 dias. Enfim, levados todos os documentos (coisas normais... passaporte, prova de como eu sustento por aqui, documentos da universidade, cartão do seguro de saúde, foto e tal...) a coisa foi ágil e tranquila por lá. Primeiro fiz o Anmeldung muito ligeirinho. Não que seja um processo complexo mas vindo do Brasil a gente espera qq coisa desses eventos burocráticos, né? A segunda coisa foi a questão do visto. Como eles já me tem no sistema pois o processo do visto começou de fato lá em Brasília, a coisa não se estende muito. Tem que preencher um formulário, entregar os documentos e só. O visto sai na hora (impressionante! é um visto daqueles modernosos, não é só um carimbo não! :P). O único porém é que o máximo de tempo pra visto de estudante de doutorado são 2 anos (mesmo que a bolsa seja pra mais que 2 anos) então daqui a 2 anos eu tenho que ir lá de novo e repetir o processo pra pedir mais tempo. Mas enfim, tá tranquilo. :)

2) Consulado brasileiro. No mesmo dia do evento acima eu fui ao consulado brasileiro pra pedir transferência do meu título de eleitor e fazer uma matrícula consular. Nenhum dos dois é obrigatório mas eu achei que seria bom fazer de qualquer forma. Seria simples não fosse a tal burocracia e atendimento, infelizmente meio típico do Brasil. Chegando lá tinham algumas pessoas que não pareciam estar muito ocupadas mas tb não estavam chamando ninguém pra ser atendido. Então, esperamos (eu e Maíra). Quando nos chamaram, um camarada lá ficou um tempão olhando os formulários que eu já tinha preenchido com a maior cara que não tava entendendo nada. Aí, acredite se puder, o cara ficou tentando nos convencer que a matrícula consular era completamente irrelevante e que a gente não precisa fazer. Até pq é uma coisa que quase ninguém faz (pq muita gente não sabe da existência desse registro) então na cabeça dele se as pessoas não fazem então não serve pra nada e eu não tinha que fazer tb. Aí quando falei que queria transferir meu título de eleitor pra cá e perguntei sobre um campo no formulário que dizia somente "tempo de permanência" e eu não tinha entendido se era tempo que eu ia ficar na Alemanha (o que fazia sentido) ou se era o tempo que eu estava na Alemanha (que não fazia sentido). Ele me respondeu que era tempo que eu estava aqui e perguntou há quanto tempo eu estava em Munique. Quando eu respondi que eram quase 3 meses ele falou que então eu não podia fazer a transferência pois eu tinha que estar há pelo menos 3 meses na Alemanha. Aí que as coisas realmente não fizeram sentido. Eu falei pra ele que não tava de passagem aqui e que ia morar por 3 anos no mínimo aqui. Aí ele acabou me passando pra outra pessoa me atender. Mudamos de cabine e agora a outra atendente falou que eu tinha que estar no mínimo 7 meses (!!) na Alemanha pra poder transferir meu título. Eu já não estava entendendo mais nada. Falei que o outro atendente tinha dito 3 meses e ela falou então que se ele tinha falado então que eu podia tentar transferir mas que tinha que aguardar alguns meses pra saber se aprovaram (!) minha transferência. Ah sim, outra coisa... ela falou que eu não precisava transferir meu título pq era só eu justificar, respondi que eu queria votar, ela voltou a falar que a justificativa bastava pq eu ia ter que mudar meu título de novo quando voltasse pra morar no Brasil. Mais uma vez respondi que eu queria votar. Incrível as pessoas tentando me convencer a não seguir adiante nas coisas que eu queria fazer lá. Mas no final eu completei os dois processos mas tenho que aguardar pra saber se eles vão transferir meu título e me mandar minha matrícula consular direitinho. Ah, detalhe que eu demorei mais no consulado brasileiro (pra fazer essas duas míseras coisas) do que na prefeitura alemã. Bem vindo ao Brasil. Ai ai...

3) Show da Sia. Umas semanas atrás fomos a um show num lugar muito pequeno aqui em Munique chamado 59:1 (dá pra ver na galeria de fotos o tamanico do lugar). Parecia um clube meio underground mas bem bacaninha. O show foi muuuuito bom! A banda (baixista, guitarrista, baterista, violoncelista, tecladista e a vocalista, claro) era muito boa e fizeram uma performance bem "caseira" e informal (tb, o clube tava cheio mas devia ter umas 200 pessoas lá só, não cabia mais!). Maíra e eu ficamos na primeira fila, de cara pra Sia. Ela é muuuuito simples e simpática. E canta pra caramba. Um dos pontos altos do show foi a banda tocando Soon We'll Be Found e a Sia cantando e fazendo linguagem de sinais como no vídeo abaixo.



Outra música fabulosa que ela cantou foi Breathe Me. Ah, e talvez alguém reconheça a voz dela do grupo Zero 7 (ela até cantou lá algumas músicas do Zero 7 como pro exemplo Destiny que eu já postei aqui).

4) Visita a Dachau. Sábado passado fomos visitar um ex-campo de concentração em Dachau que fica aqui perto de Munique. A cidade é bem conhecida pela história nazista da 2a Guerra Mundial. Realmente esse não é um desses tours felizes e contentes. Pelo contrário, ter a oportunidade de ver ao vivo esse pedaço da história humana é bem chocante. O campo não é tão grande como outros campos famosos (como o de Auschwitz, que as pessoas podem lembrar também pelo filme "A Lista de Schindler") mas parece que era um dos orgulhos de Hitler pela organização e funcionamento. Não vou postar fotos aqui pq tem muitas coisas bem fortes mas se alguém quiser saber mais e ver imagens sempre tem a opção de uma visita ao Wikipedia. Então, lá vimos a "evolução" dos dormitórios nos bunkers, soubemos das condicões desumanas em que as pessoas eram submetidas (como trabalhar 15 horas diárias, comer basicamente uma fatia de pão e uma sopa por dia, serem severamente torturadas, dividirem uma microcama com mais 4 pessoas, não terem banheiros ou outras condições apropriadas de higiene, não terem atendimento médico...), vimos um muro de fuzilamento, a câmara de gás (entrei lá... sensação estranha...), os crematórios. A expectativa de vida para uma pessoa comum lá era de 3 meses. As cinzas das pessoas cremadas eram jogadas no solo do próprio campo então o chão que pisamos naquele dia ainda tem cinzas dessas vítimas. Triste. E outra coisa impressionante é como essa história do nazismo é presente nos alemães aqui, inclusive nos mais novos. A guia que nos levou para o tour em Dachau perdeu a vó num campo de concentração, os avós de uma conhecida alemã eram nazistas, minha ex-professora de alemão tem pesadelos até hoje por causa disso. :/ Essas coisas aconteceram aqui. Bem aqui. No campo de Dachau tem um memorial com um uma parte escrita "Nunca Mais" em várias línguas perto de um túmulo onde foram depositadas as cinzas dos corpos que não puderam ser identificados na época da liberação do campo.


Tomara. Intolerância e poder são uma mistura perigosa.

2 comentários:

Paulo Garcia disse...

Prometo te tratar um pouquinho melhor se um dia trabalhar aí no Alemanha!! :P

Não tinha nenhum showzinho pop para você ir assistir não?
Mó deprê essa musiquinha e esqueceram de avisar que a mão dela tava suja e tal.

Desde já quero deixar minha proposta de notícias pelo menos diárias.
Ter um blog é uma responsabilidade grande e não deve ser encarado como brincadeira.
Então trate de postar mais!! :D

Fernanda disse...

Po! Sia é bom demais! Fora que ela é doidinha. :P

Blog Widget by LinkWithin