quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ressucitando o blog...

Depois de tanto tempo sem postar (nem vi quanto tempo mas sei que eh demais!) resolvi aparecer. Mas ai to tentando lembrar o que escrever ja que tanta coisa aconteceu depois do ultimo post. :P

Vou novamente sem ordem...

1) Michael Jackson. Foi-se. Xi, eu sei que todo mundo ja ta cansado desse assunto mas enfim, eh algo que nao da pra deixar de mencionar. Vou tentar ser sucinta... O homem era um icone e mesmo que na ultima decada a coisa tenha sido morna no quesito producao artistica, nao da pra desmerecer todo o bom trabalho dele no passado. Fora o merito como cantor/dancarino/performista eu sempre achei que ele era um cara que apesar de todo o dinheiro, fama e pioneirismo ainda era uma pessoa incompreendida. Tambem muito injusticado pela midia. Alvo facil, ne? Era so olhar pra ele e inventar um absurdo. A formula dava certo. Ainda da certo. Muitas historias ainda vao aparecer pra falar isso ou aquilo da vida dele. Mas enfim. O cara era muito querido e dedicou muito tempo e dinheiro em areas sociais, principalmente com as criancas que ele tanto admirava. Pena a vida dele ter acabado nesse momento que poderia ser um retorno interessante da carreira dele (Serio, 50 shows completamente esgotados numa unica cidade com ingressos a precos nada baratos! Amazing!). Enfim, ele nao era santo mas estava longe de ser o monstro que as pessoas pintavam nele. Mas enfim, ja foi...


2) Die Lange Nacht der Musik ("A longa noite da musica"). Esse eh um festival de musica que acontece aqui em Munique acho que talvez uma vez por ano (se nao for so uma, sao bem poucas). O festival comeca as 20h e termina as 3h em varios locais da cidade e nisto estao incluidos: bares, hoteis, igrejas, restaurantes, cafes, salas de musica e por ai vai. Sao 100 lugares diferentes e 400 atracoes musicais numa unica noite. O ingresso custa 15 euros e da direito a pegar todos os onibus que fazem os 4 grandes trajetos na cidade (eles passavam de 10 em 10 minutos acho) e entrar em qq uma das apresentacoes. Os estilos eram os mais variados, so eu e Maira fomos em praticamente 1 apresentacao por hora na seguinte ordem: jazz alemao num pequeno pub, sax na igreja, violoncelo e piano numa escola de musica, fado num restaurante portugues, salsa num clube caribenho, black music no hotel, musica africana num bar. Voltamos pra casa as 3h da manha depois dessa mistureba de sons (particularmente gostei muito do Fado, Black Music e Violoncelo). Tirando o fato que estavamos morrendo de fome pois os lugares nao estavam de fato servindo comida tarde da noite, o resto foi bem legal (conhecemos uma alema muito gente fina nesse dia chamada Siri!).


3) Salzburg. Fizemos uma viagem relampago a Austria recentemente. A cidade fica a 2 horas de trem de Munique. Pra quem nao lembra/sabe, Salzburg eh a cidade onde Mozart nasceu e viveu os primeiros 25 anos da sua vida (ele morreu com 35 anos em Viena). O menino Mozart ja compunha com competencia aos miseros 5 anos de idade! Imagina so! Todos os souvenir la tem esse tema!! hehe Outra coisa interessante sobre a cidade eh que o classico filme A Novica Rebelde (The Sound of Music) foi filmado la no meio da decada de 60. Na me espanto que tenham escolhido aquela regiao pra filmar, os jardins, paisagens e as cores sao fenomenais. Eh exatamente como na foto abaixo. A cidade eh bem pequena e choveu boa parte do passeio o que deu uma dificultada no tour mas valeu a pena. Mencao honrosa pra um casal de amigos brasileiros, Carlos e Ana, juntamente com a pequenina Geovanna de poucos meses de idade que estavam la passeando com a gente firmes e fortes. :)


4) O verao. Quem acha que aqui em Munique nao faz calor esta bem enganado. Dias ensolarados e quentes nao sao tao comuns aqui como no Brasil mas quando faz 30 graus o pensamento eh "pra que que eu pedi pra esquentar?!". Nao que seja uma reclamacao de fato (quero ver no inverno debaixo de -20!) mas tinha que mencionar o fato. Claro que nessa epoca os tais Biergartens (espacos ao ar livre com mesas que as pessoas tomam litros e litros de cerveja) ficam lotados. Tomar cerveja ja eh esporte nacional, imagina no calor! E aqui cerveja nao eh brincadeira nao, o povo toma costumeiramente no canecao de 1 litro, o tal chamado Biermaß!! (o beta no final eh pronunciado como ss) Eu nao tomo cerveja mas quem bebe diz que a cerveja daqui realmente eh muito boa!


5) Weißwurst, Brezel e süßem Senf. ("linguica branca, pretzel e mostarda doce") Ja tive o prazer de experimentar esse prato tipico de Munique e realmente eh uma mistura bem interessante. Essa linguica eh somente cozida na agua e servida juntamente com essa (fantastica) mostarda doce e um "paozinho" com sal grosso chamado pretzel. Eu nunca fui fa de mostarda mas essa daqui eh muito gostosa. Tradicionalmente esse prato de Weißwurst eh servido antes do meio-dia pois antigamente como a carne nao era defumada nem processada pra durar muito, a linguica era feita pela manha e comida antes de tocarem os sinos das igrejas as 12 horas (que era praticamente o prazo de validade da iguaria). Claro que hj em dia existe tecnicas modernas de refrigeracao (hehe geladeira!) e a situacao nao eh tao critica assim mas de qq forma eles mantem a tradicao e comem a dita cuja entre o cafe-da-manha e o almoco. Ao contrario de muitas outras salsichas, o gosto dessa em particular eh bem suave. Recomendo!


6) Christopher Street Day. Mais conhecida no Brasil como Parada Gay. :) No final de semana passado fomos a esse evento pra ver como era essa manifestacao por aqui. Nunca tinha ido a uma parada gay antes mas tinha la minhas expectativas. Esperava muita gente animada, dancando, drag queens, colorido e tal. Pra nossa surpresa a parada daqui eh bem politica e seria. Claro que tinha tudo isso que falei antes tb, mas numa proporcao bem mais timida do que eu esperava. Alemaes! Oh povo serio! hehehe Uma pena termos perdido a parte do desfile tb, tava curiosa pra ver coisas como a foto abaixo (pra quem nao sabe essa roupa ai eh tipica da Bavaria). Mas enfim, fica pra proxima. Me falaram que eu perdi a corrida de drag queens no salto alto! Po! Ano que vem tenho que ir novamente!! Interessante que apesar da Bavaria ser uma regiao tipicamente catolica e tradicional, as pessoas respeitam completamente essa questao de orientacao/identificacao sexual. Ninguem fica falando mal, xingando, praguejando e falando coisas sem embasamento sobre os nao-heterossexuais. Uma vez tava na fila do mercado e reparei de relance uma "moca" loira alta e com uns bracoes fortes passando por mim. Ai quando fui olhar direito era um cara travestido de mulher. Essa pessoa entrou na fila ao lado da minha e fui reparar o comportamento das pessoas ao redor dela. Literalmente niguem nem olha! Ninguem diz nada. Ninguem faz cara de reprovacao. Achei isso fantastico! Progresso!


7) Dois videos pra variar. O primeiro eh feito somente como efeito de luzes projetadas nesse castelo (muito bom!). O segundo video mostra varias pessoas imitando o som de chuva e trovoadas. Bem feitos pra caramba!!





8) Tres clipes do Michael Jackson que talvez nao sejam tao conhecidos assim. As musicas sao muito boas. Will You Be There, Earth Song e Stranger in Moscow. Michael Jackson sabia fazer clipes como ninguem. Gastava dinheiro que so pra fazer alguns deles mas tb o resultado eh otimo! E o homem sabia usar um coro de vozes!





6 comentários:

Mintsu disse...

Uai ... e vcs num tiram fotos não?!?

Unknown disse...

Mintsu... relaxa véi. :P já vai...

Nanda! Adorei a sintetização. Só duas coisas..

correção: A apresentação do violoncelo com piano foi numa loja de pianos e não numa escola. Lembro porque achei isso muito curioso. E foi um concerto demais! Excelente!

adicionais: tivemos festa junina em casa com direito a paçoca, canjica, cachorro-quente e brigadeiro! esqueceu, véi?! :D

Sidhe Storm disse...

ooou Fefis, faz um favor ?? escreve com mais frequencia e com posts menores =P Deu uma preguiiiiiiiiça de ler... hauhauahuahauah
abraços pra vc, seus gatos e toda a family! ;)

Fernanda disse...

Tiramos fotos sim, Mintsu. A gente tira foto de tudo. O problema eh descarregar, organizar, escolher e tal. Tenho foto na minha maquina desde meu aniversario em dezembro!! (eh o que da comprar cartao de 8gb!)

Maira, bem lembrado. Eu fiquei na duvida na hora de escrever sobre a apresentacao do violoncelo. Vielen Danke. ;)

Po, esqueci logo do seu aniversario! Ai meus sais. Vou contar do aniversario no proximo post e quem sabe colocar umas fotos do arraia! :)

Walkiria, deixa de ser reclamona. Eu so escrevo um paragrafo por assunto. O post eh todo setorizado! Eh so pular os assuntos que tu nao quer ler uai! :P Publico exigente!

Paulo Garcia disse...

Faço coro com a wicca aí em cima. Postos menores e mais frequentes já!!!

Fernanda disse...

Wish granted! :)

Blog Widget by LinkWithin