segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Com medalha ou sem medalha?

Esforco so merece nosso reconhecimento se for premiado?

Eu confesso que tenho implicancia com o fato de muitas pessoas torcerem somente se estiver valendo um podio. Claro que ganhar medalha, trofeu ou qualquer coisa do genero eh otimo. Mas o fato de nao subir nos degraus mais altos do podio, de nao ser o top 3, de nao ganhar titulos ou medalhas, nao implica em decepcao, em falha, em vergonha.


Estava acompanhando o Grand Prix de volei e o Mundial de Atletismo nessas ultimas semanas. A selecao brasileira foi invicta ate ganhar o titulo pela 8a vez ontem. Otimo pra elas. Jogaram muito mesmo.

Ja no Mundial de Atletismo, nossos atletas acabaram todos sem medalhas apesar de varios ali serem cotados a isso. Ai abro eu um portal de noticias qualquer e me aparecem noticias desse tipo: "fulano decepciona e fica sem medalha", "ciclano falha na final e fica fora do podio", "beltrano exibe fiasco e nao classifica".

Pela mae do guarda! Sabe o que eh ser um atleta? Mais especificamente, sabe o que eh ser um atleta no Brasil? Esse povo vira atleta de ponta nao eh da noite pro dia. Eles estao no mundo do esporte "desde que nasceram", passam por treinamentos puxados, sofrem um stress danado pra arranjar patrocinio (quando arranjam!), se distanciam de lares ou estudos, se submetem a falta de apoio em geral, sofrem/superam lesoes bizarras, passam por cima de limites humanos saudaveis, sabem que essa carreira eh temporalmente limitada e mesmo assim eles estao la treinando, competindo e representando o pais (quer queira, quer nao).

Olimpiadas, campeonatos mundiais, torneios. Muitos desses eventos nem anuais sao. Mas os atletas estao la firmes e fortes treinando pesado e aspirando esse tipo de evento. Conseguir uma vaga nessas competicoes ja eh uma vitoria e duvido que qualquer atleta, por mais bem sucedido que seja, ja nao se sinta vitorioso de ter essa oportunidade. Se estao la eh pq muitas outras etapas foram superadas, muitas outras filtragens foram passadas, muitos outros eventos foram vencidos.

Eh obvio que existem certos atletas que por terem condicoes de brilhar entre os primeiros sao mais cobrados e a falta de podio resulta na frustracao de uma expectativa. Provavelmente muito mais uma frustacao pessoal (do atleta) do que de uma nacao inteira como o Brasil. Ninguem aqui ta dependendo de uma medalha alheia pra viver bem.

Ai chega um camaradinha jornalista desses, sem o menor senso esportivo, passa por cima de todo o historico de superacoes do atleta e publica na capa de um jornal: "decepcao".

Decepcao? Como? A pessoa ta la por vontade propria e pq mereceu estar la. Decepcao eh um sentimento que eu sinto por ver a situacao de violencia desenfreada no Brasil. Da corrupcao impune. Das criancas sem escola. Das pessoas sem comida.

Tem gente que acha que atleta eh maquina. Nao tem dia ruim, nao tem bolha no pe, nao tem unha encravada, nao tem parente doente, nao tem aluguel pra pagar, nao tem desilusao amorosa, nao tem preocupacao nenhuma fora do "estadio".

Um atleta tem meu total apoio e respeito. Marílson dos Santos, Maurren Maggi, Rubens Barrichello, meninas do volei, Fabiana Murer, Jadel Gregório... pra eles eu tiro meu chapeu e dou meus parabens. Com ou sem medalha. E certamente sem decepcao da minha parte.

2 comentários:

Unknown disse...

é isso mesmo. bom ler isso! vamos mandar para os jonais!

Fernanda disse...

Ja quer publicar e me catapultar pro estrelato, ne? :P Meu futuro eh ser comentarista esportista/politica. Ra!

Blog Widget by LinkWithin