domingo, 9 de agosto de 2009

Pancakes

Provei pancakes pela primeira vez num albergue em San Diego no ano passado. O pessoal do albergue fazia a massa no café-da-manhã e deixava lá disponível pra quem quisesse "assar" seu próprio pancake. É ridiculamente fácil de fazer (yey!), rende bastante e dá pra usar diferentes tipos de cobertura/acompanhamentos. Como na foto, talvez a cobertura mais conhecida seja mel mas dá pra usar frutas, cream cheese, manteiga, requeijão, geléia, molho pesto (eu testei esse, ficou bom) etc etc etc.


Pela foto dá pra ver que a "panqueca" é diferente da panqueca que a gente vê normalmente no Brasil (pelo menos na minha casa) que é fininha, salgada e geralmente se come no almoço. Enfim, chega de nhenhenhem. Vou passar logo aqui a receita que eu andei fazendo aqui em casa.

- Ingredientes

2 xícaras de farinha
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
1 1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga

- Preparo

(na receita que li tinha uma ordem toda específica e frescurenta de fazer isso mas eu fiz do jeito mais fácil...)

Pega um recipiente e mistura tudo. :)

Eu coloco primeiro a parte sólida e vou adicionando todo o resto depois. Se derreter a manteiga fica mais fácil. [Se for fazer isso na batedeira/liquidificador a parte líquida vai primeiro pra não travar tudo, claro. Como eu não tenho essas mudernidades eu misturei isso no mãozão mesmo.] A consistência certa é não ficar muito líquido nem muito grosso. Rá!

Continue misturando até ficar misturado. :P Homogênio, se vcs fazem tanta questão de termos técnicos. Se vc estiver usando um pote sem bico (que nem eu) é mais fácil usar uma concha pra pegar a massa. Ou se vc confiar no seu taco, pode despejar diretamente do recipiente pra panela. Ah, não esqueça de colocar um pouquinho de manteiga na frigideira/chapa pra não correr o risco de grudar (apesar que eu nunca vi esse troço grudando mas sempre tem uma primeira vez).

O ponto pra virar a panqueca é quando as beiradas estão douradas, a parte de cima tá toda borbulhando e ela tá firme e gordinha. Eu recomendo virar com uma espátula que é menos arriscado quebrar a panqueca ou arremessá-la em algum lugar indevido.

Enfim, deixa dourar dos dois lados e tá pronta pra ir pro prato. Como falei, a cobertura/acompanhamento só depende da criatividade ou do gosto duvidoso de cada um.

Agora eu to com fome...

4 comentários:

Paulo Garcia disse...

Experimenta com Maple Syrup, deve ser fácil de achar por aí. Adorei a seção Fernanda Maria Braga. :P

Fernanda disse...

Paulo, nunca vi Maple Syrup por aqui, vou ver se acho. Nunca provei isso, na verdade. Existe no Brasil?

Paulo Garcia disse...

Hmm, eu acho que já vi uma vez no supermercado sim.
Eu só comi porque minha tia morava no Canadá e trouxe uma vez.

Fernanda disse...

Mas isso eh doce que nem mel?

Blog Widget by LinkWithin