sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Jeito alemao... (pt 2)

Ufa semana corrida dos infernos!

Hoje fiz uma apresentacao sobre o andamento da minha pesquisa (quase escrevi "projeto" mas eh dificil definir UM so projeto no doutorado, muitas coisinhas paralelas acontecendo!). Entao, tive uma hora pra falar sobre tudo que andei fazendo aqui principalmente nos ultimos 3 meses e sobre umas ideias pro futuro. Ou seja, muitos assuntos diversos pra falar em um compacto de uma hora. No comeco eu estava achando 60 minutos muito tempo mas depois de fazer todos os slides e treinar fiquei pensando com meus botoes que eu precisava eh de mais tempo pra desenvolver melhor os assuntos! Mas tinha que caber em uma hora e tudo correu relativamente bem. (Uff!)

Estranhamente eu estava mais apreensiva pra essa apresentacao do que qq outra que ja tinha feito na vida, incluindo ai: a defesa dos projetos da graduacao, do mestrado e ainda as duas apresentacoes em conferencia que fiz no ano passado (que tb eram em ingles). Geralmente nao sou de ficar nervosa com esse tipo de coisa mas pra hoje eu andei meio com os nervos a flor da pele. Ai ontem conversando com Maira pra ver se eu espantava o nervosismo fiquei ponderando sobre os motivos da ansiedade.

A resposta acabou caindo novamente e principalmente sobre a questao do jeito alemao. Tudo comeca no fato de chegar num ambiente nao so novo mas tb em que as pessoas nao dao muita trela, nao fazem muita questao de puxar papo ou socializar nem que seja pra dizer "eh dia bonito!". Junto com isso, os alemaes tem uma fama de serem um povo muito trabalhador e eficiente (o que realmente parecem ser, principalmente se vc observar a historia e notar que esse pais foi devastado algumas vezes no seculo passado e sempre voltou rapidamente a ser uma das pontencias mundias! e o responsavel por isso eh o povo daqui!). E essa fama assusta um pouco quem vem de fora. Nao por nao sermos competentes mas sim pelo jeito em que eles fazem de fato as coisas acontecerem.

Entao, ja tinha observado o jeito em que as apresentacoes rolam por aqui na TUM. Eh interessante notar que os alemaes nao tem nada daquele estilo de discurso acalorado (e ate meio descontrolado) como a gente sempre viu o maluco do Hitler fazer. Pelo contrario, alemaes falam muito manso e ate meio monotonicos. Dependendo do tipo de conversa ou da pessoa acaba ate ficando um tedio! :P Pois bem, no Brasil temos um jeito muito mais dinamico e ate informal de apresentar trabalhos. Ai bateu a inseguranda em relacao a compatibilidade de jeitos aqui. Sera que da pra apresentar desse jeito aqui sem ninguem torcer o nariz? Bem, na duvida eu mantive um meio termo que parece ter funcionado. Mas que essa ansiedade me rendeu uns bons frio na barriga, ah rapaz!



Como o timing alemao nao podia ser melhor (ou pior!), hoje vindo pra TUM ja nervosa por causa da apresentacao, estou eu la andando de bicicleta na ciclovia quando um policial me manda parar. Comecou a falar um monte de coisa em alemao ate que eu entendi que ele tava dizendo que eu estava andando do lado errado da ciclovia e por isso ele queria me multar em 40 euros. 40 euros!! Tentei argumentar algo em alemao mas tava meio complicado ate que eu resolvi trocar pra ingles (e perguntei, logicamente, se ele entendia pro cana nao ficar ainda mais irado com meu "crime"!). Falei que nao sabia dessa regra, que eu era nova na cidade e repeti com ele qual era o jeito certo de andar de bicicleta em Munique (sempre na faixa da direita!!). Depois de eu tentar me justificar por mais alguns momentos o ilustre guardinha finalmente se compadeceu e me deixou ir sem multa! Caraca!! Surreal!

Os proprios alemaes aqui ja falaram que a policia praticamente nao tem o que fazer (nao tem crime nessa cidade!!) entao eles ficam fiscalizando essas coisinhas bobas. O cara tava todo uniformizado e levando muitissimo a serio o trabalho de ficar de olho na ciclovia. Impressionante.

PS: algumas coisas a ressaltar aqui... 1) esse "jeito alemao" muito me foi alertado antes de eu vir pra ca mas mesmo assim eh estranho vivenciar; 2) existem sim alemaes gente boa!; 3) na verdade os alemaes sao gente boa, vc so tem que entende-los!; 4) ou nao!

6 comentários:

Unknown disse...

O policial estava com o melhor timing do pedaço. Fiquei impressionada com isso! Você anda há meses pelos mesmos locais, como que só hoje logo antes da sua apresentação-salve-salve o cabra resolve te parar?! Com esse timing perfeito eles podiam ser exportados para trabalhar em Brasília e dar o baculejo merecido naquela cambada do Senado. Aposto que não ia sobrar um fora da prisão.

Rogerio Richa disse...

hahahaha adorei a parte 2 do 'jeitinho alemao'. Eu até botei no meu blog um link pra essas suas experiencias.. Pra ser sincero, nada disso me surpreende, um amigo meu foi multado em munique porque ele deixou o carro aberto. Como assim, perguntou ele pro guardinha... Eu nao fiz nada de errado! Mas na verdade, o guardinha interpretou que ele estava na verdade 'favorecendo o crime, facilitando o ato'.. isso pra mim foi surreal!!

manda ver ai Fê, assusta todo mundo com seu jeito latino de ser :P

bjao e até breve em munique

Fernanda disse...

Maira, a ideia eh otima! Bacu na geral!! :P

Rogerio, surreal o cara ser multado por facilitar o crime!! Imagina so!!

Eu acho que vou comecar a dancar lambada na proxima reuniao so pra quebrar o gelo.

Eduardo disse...

Caracas, a Fernanda dançando lambada na reunião eu queria ver... Pede pra alguém filmar!! hehehe

Bom, aqui em Londres eu vi casos de policiais que furtavam coisas dos carros que as pessoas deixavam aberto, e colocavam um papelzinho dizendo pra pessoa ir buscar as coisas na delegacia..

Fernanda disse...

Grilo! Me filmar dancando lambada?! You wish! :P

No Brasil eu acho que a policia tb furta coisas. Mas nao devolve nao. (que horror!) Entao, serio agora, a policia desses paises tem cada uma... Fico ate imaginando o policial ingles pagando um super sapo pro cara que deixou o carro aberto.

Sidhe Storm disse...

iaeeeeeeeeeee, passei só pra dar um oi. outra hora eu fico mais um pouco!

Blog Widget by LinkWithin