segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Jeito alemao...

Jeito alemao de comemorar o aniversario de 40 anos do orientador...

Estranho, muito estranho.

Ja vou chegar na comemoracao de hoje... Mas antes, uma contextualizacao.

Aqui na Alemanha existe uma diferenciacao muito forte de tratamento formal e informal. Ai de vc se arriscar um informal (chamar pelo primeiro nome, se referir como "du" - tu/voce - e otras cositas mas...) com uma pessoa desconhecida ou que vc nao tenha intimidade, principalmente se essa pessoa for mais velha ou seu vizinho ou alguem em servico ou, em particular, seu chefe.

Pra gente que vem do Brasil eh beeem estranho ver como as pessoas se tratam aqui. Existe uma regra toda de formalidade a ser seguida. Ninguem vai mandar te decapitar se vc chamar pelo primeiro nome mas tem pessoas que se ofendem mesmo. Contato fisico entao? Xiii... abraco entao so se vc ja conhecer a pessoa ha algum tempo ou se a pessoa for "globalizada". Novamente, das situacoes que presenciei, ninguem nunca recusou um abraco mas ja vi a pessoa alema ficar meio sem graca e sem saber o que fazer quando alguem (latinos principalmente!) vem chegando pra um amplexo. Nao eh uma situacao confortavel pra ninguem. Na duvida, so estenda a mao.


Entao, voltando a situacao do aniversario... meu orientador parece um cara tranquilo, gente boa apesar de ser sempre formal e se manter na hierarquia de professor. Ou seja, tratamento formal sempre!

Nesse ultimo mes foi aniversario de 40 anos dele e os doutorandos resolveram dar um presente. A ideia toda nem tem nada de extraordinario... resolveram dar uma garrafa de whisky e uma fotos 3D ("Anaglyph", daquela que se usa oculos com lentes vermelha e azul) da gente desejando feliz aniversario. E hoje pra comemorar tinha um bolo (esse negocio do bolo no aniversario eh de praxe aqui na universidade mas geralmente que traz o bolo pra eh o aniversariante). Ate ai, super normal. A questao eh que ficou todo mundo em volta da mesa da copa (quase em forma) pra dar os presentes e oferecer o bolo. Rolou um discursinho e a entrega e todo mundo la de pe naquele climao meio tenso. Todo mundo com o bolo na mao ja e mais um discursinho do professor. Depois disso, comemos o bolo (tava bom! doces em geral na Alemanha sao otimos sem serem muito açucarados) e ficamos la. Em pe. Quase em silencio. O professor ficava conferindo qq coisa nos presentes e todos la naquele jeito sem jeito. O professor lia o rotulo da garrafa e falava um qq coisa, todos riam e silencio mortal depois. Alguem se arriscava a falar um qq coisa depois, as pessoas riam, silencio cortante depois. O professor conferia a foto com os oculos coloridos, falava um qq coisa e depois rolava o fatidico silencio. Ninguem saia do lugar, ninguem conversava, niguem comia (o bolo tinha acabado). Serio. Isso se estendeu por uns 15 minutos. Desse jeito. Pertubador...

What the hell...

Tem coisas aqui nessa terra que eu ainda nao entendo...

Update: vale uma lida nesse texto. Eh extenso mas interessante. Uma avaliacao oficial do comportamento alemao. (e pra quem se interessar tem tb algo sobre o comportamento frances logo depois)

5 comentários:

Rogerio Richa disse...

aaaaahahahahahahahahahhahahaha

Hilario! vou ter que botar esse seu post no meu blog.. serio! ja participei de uma dessas "comemoracoes" na alemanha.. sinceramente, vamos falar de quantos eu ja assustei entao?? O meu "chega ai velho, me da um hug" ja deve ter matado do coracao alguns alemaezinhos!

Antônio Padilha disse...

Caramba, tb ja tive vontade de fugir dessas.. Me pergunto aqui se é so pra gente que a situação é perturbadora. De repente eles estão se divertindo horrores, não?? =)

Fernanda disse...

Adorei teu approach brasileito Rogerio! Continua assim pra ver se eles acostumam!

Antonio, nao sei quanto aos alemaes pq ainda nao tive coragem de perguntar mas tava conversando com um indiano sobre isso e ele tem a mesma impressao que a gente. Gente esquisita. :P

Beatriz disse...

Muito interessante seu comentario. Sou brasileira e trabalhei na Lufthansa como comissaria de bordo. Passei um final de ano em Caracas junto com a tripulação alemã. A comemoração foi igual ao seu aniversário. isso faz 10 anos.

Fernanda disse...

Pois é Beatriz. E eu juro que fico pensando se eles não acham isso esquisito tb!! Como podem se divertir desse jeito?!

Blog Widget by LinkWithin