sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Modernidade na aula de alemao

Me lembro de que quando eu fazia aula de ingles num passado nao muito longinquo, as pessoas carregavam dicionarios pra sala. Na hora que topavam com uma palavra desconhecida, elas abriam o livro e procuravam. Era um processo natural.

Essa semana comecaram minhas aulas de alemao. Estou eu la com meus dois dicionarios: um, heranca da minha irma mais velha, alemao-portugues; o outro, heranca de um colega americano, alemao-ingles. Ai estou eu la na minha aula quando me aparece uma palavra que nunca vi mais gorda. Reacao natural? Dicionario, claro.

Massss, nao contava eu com a modernidade invadindo nossas vidas ainda mais! Em vez de pesados, trambolhosos e trabalhosos (na hora de procurar verbetes) livros, ta aquela massa de chineses, indianos, gregos, franceses, britanicos, portugueses, russos, checos e sei la mais quem carregando coisas como essa daqui:


Esse objeto super ultra mega blaster moderno, nada mais eh que um tradutor eletronico. Ohhhhh!!!! Outro tanto de pessoas simplesmente carregam seus super telefones celulares com softwares de tradutores. Coisa boba. No final das contas, quase todo mundo traz sua "agendinha eletronica" pra facilitar a vida de aprendiz de idiomas.

Eu sei que nao parece nada demais mas eh bizarro estar na aula e ser uma das poucas pessoas a utilizar um dicionario de verdade. Pior que eu gosto de dicionario mas competir com a agilidade das maquininhas eh desleal. Eita lele...

Sera que algum dia no futuro, nossas criancas irao se deparar com um dicionario e perguntar que raios eh aquilo? Tipo a sobrinha irma de um amigo que viu uma fita K7 e foi questionar que objeto de outro mundo era aquele?

Update: me rendi a modernidade. Nao da pra acompanhar curso intensivo com dicionario de papel... Baixei um Pons alemao/ingles gratuito pro meu celular. O coitado tava subutilizado mesmo. O proximo passo eh instalar um aplicativo pra usar o GPS. Mas isso eh papo pra um outro post... ;)

6 comentários:

Eduardo disse...

Hahaha! Eu tenho uns 3 dicionarios no iPhone! Pior eh quando eu viajo: eu carrego guias e mapas no telefone, aih fica tudo lah. Muito melhor. =)

E nao foi minha sobrinha, foi minha irma! hehe

Fernanda disse...

Achei que tivesse sido a Gabi! :)

Merinha disse...

Nunca tinha visto... E para flertar mais de perto com tecnologia fui dar uma olhadela no ebay, só para desencargo. Quem sabe a tecnologia é acessível a uma simples menina latino americana com pouquíssimo dinheiro no bolso?

Unknown disse...

Primeiro deixa eu te mandar um beijão, pois estamos com muitas saudades de você!
Só pra reforçar sua história, eu mostrei um aparelho super moderno ao sobrinho da Sandra. Um computador que vai imprimindo a medida que você digita e ele ficou impressionado. Uma máquina de escrever manual de maleta. hehehe. bjs!

Fernanda disse...

Merinha, eu nem sei quanto eh um desses tb... Vi rapidinho na Amazon agora e tem uns simples por um preco acessivel. Deve ser por isso que todo mundo tem! :P

Fernanda disse...

Aline! Grande Aline! Nao sabia que vc andava visitando o blog! Bom te "ver" por aqui. ;)

Menina, tinha esquecido dessa historia da "impressora super moderna que nao precisa nem de monitor"! A gente ta virando dinossauro... :P

Blog Widget by LinkWithin