terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mudanca climatica

Impressionante como as estacoes do ano realmente funcionam aqui!! :P Eu cheguei a Munique no final do inverso entao vi a primavera chegando em abril: flores, cores, sol... Chegou o verao depois... mais sol, pessoas sem roupa tomando um bronze no parque e calor (de vero!). Ai me aparece o outono agora deixando as arvores peladas, colorindo o chao com toda a sorte de folhas, chuvas inconstantes e dias meio gelados (daqueles que pode ate fazer sol mas o vento enfria tudo). Agora mesmo, 13:30, esta 7°C com sensacao termica de 3°C de acordo com o weather.com. Ah, mencionei o encurtamento do dia??

Santo encurtamento Batman! No solsticio de verao (que eu mencinei brevemente aqui), pelo meio de junho, tivemos o dia mais longo do ano. E realmente, amanhecia la pelas 6:00 e a claridade perdurava ate umas 22:00. Era impressionante. Agora, ainda faltando meses pro solsticio de inverno (em dezembro), o dia ja ta muito mais curto. Tudo bem que o tempo feio dessas ultimas semanas nao ajuda mas o sol aparece as 7:30 e se poe as 18:30. E believe me, 19:00 ja ta um breu total. Aqui e no grafico abaixo da pra ter ideia do que estou falando.


Esclarecimento sobre o grafico: as quebras sao o horario de verao e inverno, respectivamente. Obviamente, aqui eh o oposto do Brasil. Em marco comecamos o horario de verao e agora no ultimo final de semana de outubro comecara o horario de inverno.

O dia fica mais curto uns 20 minutos a cada semana. Aqui a expressao "pra onde meu dia foi??" acaba sendo bem pertinente... Quero so ver em dezembro...

Update: só pq postei isso ontem... hoje amanheceu nevando. Máxima de 2°C e mínima de -1°C prevista para o dia.

2 comentários:

anaraves disse...

sempre quis ver isso, desde os tempos que a gente estudava no colégio as 4 estações e eu ficava encucada que eu não via isso acontecer lá em teresina.. hauahuahauhauahua

Fernanda disse...

Pois eh! Eu tava nesse mesmo grupo de pessoas curiosas com as estacoes. Quantas estacoes tem em Teresina?? So uma ou chega a ter duas?? :P

Aqui as mudancas sao completamente perceptiveis. Nao so pelas temperaturas mas realmente com o que acontece ao nosso redor. Hoje eu vim pra TUM com um pouco de neve... a primeira desde marco (quando cheguei). Doido!

Blog Widget by LinkWithin