sábado, 6 de março de 2010

Máquina de Fazer Pão

Mas ora pois pois. Não é que depois de quase dois meses sem escrever resolvi criar vergonha na cara e mandar um sinal de fumaça? A vida anda muito corrida esse ano e não estava tendo tempo de sentar pra escrever direito. Mas acordei hoje com vontade de atualizar isso daqui. Claro que ainda vou ficar devendo muitas coisas mas tem que começar de algum lugar.

Fazia um bom tempo que queria ter uma máquina de fazer pão. Finalmente compramos uma! A dita cuja se chama Unold 8600. Olha aqui ela "desmontada" (pq eu sou engenheira e adoro ver as peças!):



Então, ela vem com um manual de instruções com algumas receitas mas acabei achando um outro livro de receitas da Britânia que vem com muito mais opções e explicam alguns detalhes (tipo diferenças entre fermento biológico e químico, tempo dos ciclos, dicas de como deixar a massa melhor e tal). Como essas máquinas são praticamente padronizadas (mesmas funções e opções), um livro de receitas acaba servindo para outra máquina. Caso alguém queira o tal livro, peguei o pdf aqui. As receitas são em geral bem simples e a máquina nos poupa o trabalho de ter que ficar maçarocando as massas e cronometrando o tempo de crescimento e de forno.

A saga dos pães começou faz algumas semanas. Fizemos as seguintes receitas (do supracitado pdf) até agora:

Legenda: "Nome" ("peso da massa", "página do livro de receitas", "notas: *, ** ou ***")

Pão Branco Tradicional (450g, pag 20, notas: f** m**)
(Foi nosso primeiro pão. E é bom mas acho que tem uns outros que ganham dele.)



Pão Francês (450g, pag 24, notas: f** m***)
(Maíra acha que parece mais um Ciabatta do que pão francês mas ela adorou!)



Pão Ultra-Rápido I (600g, pag 25, notas: f*** m**)
(Ele fica pronto em menos de uma hora e eu achei muito bom! Com manteiga então...)



Pão de Cenoura (450g, pag 29, notas: f* m*)
(Algo deu errado aqui. A massa não misturou nem cresceu direito. Desconfiamos qual pode ter sido o problema. Vamos fazer novamente.)

(pão de cenoura alienígena ao lado do pão ultra rápido citado acima)


Pão Pesto (600g, pag 36, f*** m***)
(Fantáaaastico! Fizemos com manjericão desidradato mas da próxima tentaremos com fresco... deve ficar melhor ainda!)

(nessa foto tem dois alhos que estavam na nossa garrafa de azeite. Maíra recomenda!)

Sonho (600g, pag 83, notas: f* m*)
(Nesses casos, máquina prepara a massa e depois a gente assa/frita, coisa e tal. Achei a massa muito seca, tive que colocar mais leite pra massa poder misturar direito. No final a massa não fica levinha/cremosa como eu me lembrava que tinha que ser. Eu pegaria outra receita pra fazer sonho - ou bolinho de chuva - da próxima vez)

2 comentários:

Unknown disse...

Pães um pouco mais salgados ou que não levam muito leite vão sempre cair bem com o azeite. E recomendo muito o alho no vidro de azeite, depois de semanas, quando ficar com uma cor dourado-queimado, coma-o com o que sentir que ficar bom. Delícia. :P

anaraves disse...

hahahahhaha.
só as dicas gastronômicas nesse blog!

Blog Widget by LinkWithin